Síndrome de Mano Rúben

 Gênesis 49:3-4 Rúben, tu és meu primogênito, minha força e as primícias do meu vigor, preeminente em dignidade e preeminente em poder.

Descomedido como a àgua, não reterás a preeminência; porquanto subiste ao leito de teu pai; então o contaminaste. Sim, ele subiu à minha cama.


Vemos nesta passagem o patriarca Jacó no leito de morte, poucos momentos antes da sua parte morte, já velho convoca uma reunião de emergência com seus filhos legítimos para distribuir a "Bênção" para cada filho, cujo a mesma eram palavras proferidas que teriam impacto na vida de casa filho e seus netos.
 
Rúben foi o primeiro filho de Jacó, a força da sua mocidade estava nele.
 
Na cultura judaica e creio não só, o primogénito tem grandes privilégios. Por isso que não poderia ter iniciado a pronúncia das bênçãos sem iniciar com Rúben.
 
Ele era o mais velho, o primogénito, o primeiro a lhe chamar de pai, Jacó percebeu o papel fundamental de Rúben na sua vida, foi através dele que aprendeu a ser pai, foi ele quem primeiro chamou lhe de pai.
Síndrome de Mano Rúben
Síndrome de Mano Rúben
Rúben em várias vezes foi motivo de orgulho para seu pai mas com o privilégio se ser o primeiro, também significa que conheceu o pai no estado inicial, ele conheceu um Jacó aprendiz com isso foram desenvolvendo "juntos" e esse desenvolvimento acabou não ajudando a Rúben, porque para além de se comportar como filho, ele começou a se sentir, também já grandinho, como se fosse irmão mais novo de Jacó.

Rúben para além de afrontar o pai com ar de arrogância, igualdade, orgulho o jovem até foi a cama com a concubina de seu pai.
 
É aqui onde eu quero falar de síndrome de Rúben, Rúben é um filho que cresce muito e se acha igual ao pai, quer ter mesmo tratamento do pai, quer as oportunidades de pai, um filho que não celebra o seu pai mas esta em constante competição com o mesmo. Rúben diz eu não tenho medo do pai, Eu conheço bem o pai... Já imaginou um filho que chega ao ponto de dormir com a mulher do pai, que mensagem esse filho está mandar.
 
Rúben não aceita que o pai tenha certos privilégios, não aceita que alguém lhe honre, tudo isso porque ele viu o pai quando não tinha nada, ajudou o pai na machamba, viu o pai passando necessidade e agora que o pai cresceu por ter outros filhos, Rúben não aceita voltar a ser filho.
 
Na Igreja Rúben quer sentar ao lado de Pai, se o pai senta no sofá é onde ele quer também, se o pai usa um microfone particular ele quer usar o mesmo , se a igreja decide dar sustento Pastoral ele também quer, quando pessoas singulares dão presente ao pai ele também pede, zanga quando o pai é convidado para pregar e ele não é convidado, se o pai chega tarde no culto ele também vai ... Rúben não tem medo de falar mal de seu pai.
 
É o que está acontecendo em muitos lugares no partido, Na Igreja, nas associações e até em família.
Na Igreja em particular" Rúben " são os primeiros membros que a igreja tem, eles assistem o sofrimento de Pastor Fundador, ficam aí ao lado a bater palmas, a encorajar, dar forças e até alguns a investir na obra de Deus.
 
Até aqui tudo bem!

Mas o problema surge quando a igreja começa a crescer, a desenvolver, a prosperar as pessoas com síndrome de Rúben já não gostam, eles sente que também são fundadores da mesma Igreja e que suas opiniões devem ser levado muito sério, não aceitam que o líder seja honrado pelos novos. Porque aos olhos de Rúben, Jacó não merece e não tem nada especial.
 
Sabe, o silêncio de um pai não significa que ele não sabe o que está acontecendo!
Jacó soube do caso entre Rúben e Bila porém o patriarca não disse nada.

 Gênesis 35:22
Tome cuidado com o silêncio de seu pai, quer biológico ou espiritual.
 
Agora que chegou a hora de bênção, cada um deve estar no seu lugar, um pra dar a bênção e outro para recebe la. Rúben já havia esquecido porque a euforia da paixão já tinha passado.
 
Rúben que devia ser o Excelente, as palavras do Pai foram contrárias, não serás o mais excelente! Antes pelo contrário serás impetuoso como água. Porque dormiste com a minha mulher.
 
Quero tentar imaginar, Rúben, a pensar, pensei que isso tinha acabado, pensei que madala não apanhou nada, pensei que escondi bem o segredo... E agora! Você está imaginar todos irmãos que não sabiam disso passaram a saber, o respeito que tinham pelo mano Rúben foi abaixo, a sua consideração baixou e Rúben perdeu todos privilégios de primogenitura.
 
Meus queridos irmãos e amigos, cuidado com síndrome de Rúben, é fácil ser influênciado por esse espírito mas uma coisa podes ter a certeza é que no último dia quem terá espaço para decidir será uma pessoa. Filho sempre será filho e pai sempre será pai.
 
Conheça seu lugar, sirva no seu lugar, seja uma bênção.
Rúben começa bem mas termina mal.

Shalom
 
Jonas F Quembo

Sobre o Apóstolo Jonas F Quembo: Jonas F Quembo, Website e Blogue. Jonas Quembo é Apóstolo, Autor, Conferêncista e Fundador e Pastor Presidente da Igreja Centro da Nova Geração.

Post a Comment

0 Comments

Chat com WhatsApp

Ministro ungido de Deus.

avatar
Apóstolo Jonas Quembo Online
Jonas F Quembo, Website e Blogue. Jonas Quembo é Apóstolo, Autor, Conferêncista e Fundador e Pastor Presidente da Igreja Centro da Nova Geração. Jonas F Quembo
Chat com WhatsApp